É
possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais?
Resumo
Compreendendo
a leitura como um lugar de produção de sentidos, problematizamos as compreensões
de escrita, leitor, autor, apontando algumas contribuições/implicações para a
educação em ciências. Ao enfocarmos a formação de leitores, trabalhamos com as
histórias de leituras de estudantes como parte das condições de produção da
leitura nas aulas. Isso contribui, de forma significativa, para aprofundarmos a
compreensão sobre relações estabelecidas entre textos e leitores. Nessa mesma
perspectiva, emerge a relação dos estudantes com a escrita, explorada por nós
na perspectiva da autoria, compreendida como posição social assumida pelo
sujeito que ao interpretar (escrever/ler) filia-se a uma rede de sentidos. É a
partir dessa relação estabelecida entre sujeitos, com suas histórias, e
diferentes sentidos que circulam socialmente, dentro e fora da escola,
que são produzidos os sentidos sobre ciências e tecnologias. Por fim, ao
problematizar a própria linguagem do/no ensino de ciências, temos a pretensão
de contribuir para a promoção de um ensino comprometido com o questionamento
das ciências e seus papéis sociais.
Suzani Cassiani, Patrícia Montanari Giraldi, Irlan von
Linsingen.
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