domingo, 8 de setembro de 2013

Quatro classes de abordagem comunicativa


Desenvolvendo Capacidade leitora e escritora

Embora cada uma dessas quatro classes, como apresentadas a seguir, está relacionada ao

papel do professor ao conduzir o discurso da classe, elas são igualmente aplicáveis para caracterizar

a interações que ocorrem apenas entre estudantes, por exemplo em pequenos grupos:

a. Interativo/dialógico: professor e estudantes exploram ideias, formularam perguntas

autênticas e oferecem, consideram e trabalham diferentes pontos de vista.

b. Não interativo/dialógico: professor reconsidera, na sua fala, vários pontos de vista,

destacando similaridades e diferenças.

c. Interativo/de autoridade: professor geralmente conduz os estudantes por meio de uma sequencia de perguntas e respostas, com o objetivo de chegar a um ponto de vista específico.

d. Não interativo/ de autoridade: professor apresenta um ponto de vista específico.

 

 

Eduardo F Mortimer

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário