OFICINA 1: Construção da Problematização e da Situação da
Aprendizagem
Eixo: Ciência e Tecnologia
Tema: Energia no cotidiano e no Sistema Produtivo - 8o. ano -
4o.Bim.
Situação de Aprendizagem
Habilidade:
Identificar diferentes formas de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no
País.
Total de aulas
previstas: 04 aulas
Problematização:
Professor estimula a participação do aluno e
aplica sondagem de conhecimentos prévios nessa etapa.
Procedimentos do
prof.:
·
O professor pede para que cada aluno registre
suas repostas no caderno;
·
Em seguida registra as respostas dos alunos na
lousa. (sem repetição)
Respostas Esperadas:
Ao tomar banho; ligar
a televisão; ligar o game; o computador;
Acender a luz ligar
o microondas;
·
Discute com os alunos porque cada um chegou a
estas respostas.
Respostas Esperadas:
Ao tomar banho temos que ligar o chuveiro que aquece a água;
Ligando a televisão na tomada aparece a imagem;
Acendendo a lâmpada o ambiente fica iluminado; etc.
Procedimentos do
prof.:
2- Das
situações apresentadas pelos alunos, quais são as fontes que geram a energia
elétrica e qual o efeito dessa energia?
Professor
discute as fontes de energia elétrica e a utilização de diferentes formas desta
energia. (Contextualização).
3- Apresentação
da imagem:
Texto:
Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através
do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo
seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de
água e que apresentem desníveis em seu curso.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por
aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só
não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais
para a instalação de usinas hidrelétricas. As nações que possuem grande potencial hidráulico são
os Estados Unidos, Canadá,
Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é
proveniente de usinas hidrelétricas.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.
Professor realiza discussão sobre o texto
com os alunos e suas interpretações.
(Abordagem em
Espiral)
Escutem essa música relacionada ao texto;
Música:
Sobradinho
Composição:
Sá e Guarabyra. CD Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1999.
O homem
chega, já desfaz a natureza
Tira
gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São
Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que
dia menos dia vai subir bem devagar
E passo
a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar
O sertão
vai virar mar, dá no coração
O medo
que algum dia o mar também vire sertão
Adeus
Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
Adeus
Pilão Arcado vem o rio te engolir Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima
da cachoeira o gaiola vai, vai subir
Vai ter
barragem no salto do Sobradinho
E o povo
vai-se embora com medo de se afogar.
Remanso,
Casa Nova, Sento-Sé
Pilão
Arcado, Sobradinho
Adeus,
Adeus ...
Pergunta-se ao aluno qual a ligação
existente entre a música, o texto e a imagem?
Registre suas conclusões em seu caderno ou
entregar.
.
Recuperação
- Entre os tipos de energia, existe uma que
é inesgotável?
- Quais formas de energia existentes na sua
escola, na sua casa e no seu bairro? Observe o local em que você vive?
- Que tipo de energia o Brasil precisa e de
onde ela virá?
Contextualização, Busca de Dados e
Aprendizagem significativa:
De acordo com a
problematização, o professor solicitará a cada grupo a pesquisa de um tipo de
energia, onde eles apresentaram de forma livre para os demais grupos da sala,
sobre a forma de painel, maquetes, vídeos, ilustrações, cartazes, entre outros.
Em seguida, sugerimos retomar com os alunos os conceitos através do vídeo.
Vídeo: Diferentes fontes de energia:- http://www.youtube.com/watch?v=nWj57Kf3sEo
Fechamento:
Cada
aluno fará a sua carta ao um órgão público, com a seguinte sugestão: A melhor
forma de energia que atenderia meu Bairro.
Material do COMPET - http://www.conpet.gov.br/portal/conpet/pt_br/pagina-inicial.shtml
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